• Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo

“Suspeitos do Costume” assinala o Dia Nacional do Mar

Freguesia de Vila Boa do Bispo recebe exposição que alerta para os resíduos que todos os dias vão parar ao nosso mar


Está patente na sede da Junta de Freguesia entre os dias 16 e 30 de novembro a exposição “Suspeitos do Costume”. Esta exposição pretende alertar os cidadãos para os resíduos que vão parar ao mar, quer por via dos rios quer por via das praias, e para a demora na degradação desses resíduos.

Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo no âmbito da sua participação no programa Eco-Freguesias XXI, da responsabilidade da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), com vista à promoção de práticas de sustentabilidade e de cidadania ativa no seio da comunidade local.

A Junta de Freguesia, recorde-se, continua a desenvolver atividades e iniciativas focadas na sustentabilidade ambiental, que dão corpo à estratégia #VBBzero cuja redação e apresentação se perspetiva para o primeiro trimestre de 2021.

Sobre a Exposição:

A exposição “Os Suspeitos do Costume” é o resultado das várias campanhas de monitorização efetuadas nas praias portuguesas, no âmbito das atividades do Programa Bandeira Azul.

Durante essas ações é sempre notória a predominância de certos itens e impôs-se uma reflexão sobre as suas origens, os seus impactos, os seus tempos de degradação e as formas de os reduzir.

Nesta exposição são apresentados os resíduos mais encontrados em limpezas de praia, promovendo uma reflexão sobre as suas origens e sobre o impacto na nossa vida. Os suspeitos são acompanhados pelas suas “penas de prisão”, ou seja por peças em PVC, que indicam o tempo de duração dos resíduos no mar. Estas peças devem ser colocadas junto à exposição ajudando a sensibilizar para o impacto dos resíduos.

Acompanham ainda a exposição folhetos com propostas de Boas Práticas, ou seja, recomendações de comportamentos diários que reduzam estes suspeitos do costume.

Objetivos:

Sensibilizar para a problemática da poluição dos oceanos;

Consciencializar para o tempo de degradação dos resíduos no mar;