• Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo

Vila Boa do Bispo assinala Dia Internacional da Floresta Autóctone

Autarquia organiza ação de florestação com árvores autóctones e convida ao envolvimento da comunidade



A Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo assinala hoje, dia 23 de novembro, o Da Internacional da Floresta Autóctone com a organização de uma ação de florestação em diversos pontos da freguesia. A iniciativa foi adaptada ao contexto da pandemia, tendo sido limitado o envolvimento da comunidade na mesma. Assim, a autarquia irá proceder, através de recursos humanos e meios próprios, à plantação de 75 árvores de espécies autóctones.

Com o propósito de envolver a comunidade, a Junta de Freguesia lançou um desafio a todos os cidadãos para que proponham familiares ou amigos para padrinhos das árvores sob o lema “Apadrinha uma árvore e planta uma amizade para a vida!”. A autarquia procederá à plantação e respetiva identificação de cada árvore, apelando ao apadrinhamento por parte da comunidade e à atribuição à árvore de um nome a ser definido pelo padrinho da árvore.

Esta iniciativa integra-se também na Estratégia de Desenvolvimento Sustentável #VBBzero e conta com um conjunto alargado de parceiros que contribuíram para que a mesma fosse possível, designadamente: Município Marco de Canaveses, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas – ICNF, Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ – através do programa Voluntariado Jovem pela Natureza e pelas Florestas e da Zora – Movimento Associativo de Jovens Marcoenses.

A plantação irá ocorrer até ao final do corrente ano em diversos locais da freguesia selecionados em função do enquadramento e da sua relevância cultural e ambiental, democratizando mais ainda a atividade e disseminando o seu impacto por toda a freguesia que visa sensibilizar a população para a importância da preservação das espécies autóctones da floresta local, com especial enfoque nos carvalhos, lódãos, medronheiros e pinheiros mansos.

Para mais informações contactar jf.vilaboadobispo@gmail.com, www.jfvilaboadobispo.pt ou 255 588 534.