Conhecer

Vila Boa do Bispo

Site optimizado para desktop. Versão mobile lançada brevemente.

Terra de “Gente modesta ou pobre, mas sempre humilde”, “gente não só trabalhadeira mas também esforçada; gente que, mesmo na incomodidade do seu viver é briosa”

 

in Vila Boa do Bispo

– Tradição e Mudança de Emília Monteiro

Situada nas vertentes ocidentais de Montedeiras e ladeada pelas freguesias de Sande, S. Lourenço do Douro, Ariz, S. Paio de Favões, Rosém e Avessadas, a freguesia de Vila Boa do Bispo estende-se contínua e harmoniosamente até às margens do Rio Tâmega. A sua parte baixa é banhada por este rio que, em tempos idos, fazia acionar numerosos moinhos, sendo hoje um local com grande potencial de fruição e lazer junto ao espelho de água.


A freguesia é composta por dezenas de lugares que estão atualmente organizados por mais de uma centena de ruas distribuídas pelos cerca de 12 km2 de território. Esta terra apresenta o epíteto de casa para 3240 habitantes, de acordo com os Censos de 2011, sendo destes aproximadamente 2800 eleitores.


Vila Boa do Bispo é uma terra que transforma a dinâmica, a humildade e o brio das suas gentes em projetos culturais, sociais e empresariais que dão vida à comunidade e criam um intenso sentido de pertença a este território. Mais antiga que a nacionalidade portuguesa – Vila Boa do Bispo recebeu Carta de Couto por parte de D. Afonso Henriques a 12 de fevereiro de 1141 – esta freguesia está intimamente ligada ao período histórico que viu nascer a nação com as fronteiras mais antigas do continente europeu, Portugal. Sofrendo profundas transformações ao longo dos séculos desde a sua constituição como Couto (Vila) e evoluindo desde fértil (Boa) território agrícola para referência cultural e religiosa da região (Bispo) até aos dias de hoje, esta é uma freguesia que não para de nos surpreender e entusiasmar.


Pode caraterizar-se atualmente a freguesia como um dos centros cívicos, culturais e desportivos do concelho de Marco de Canaveses. Assim é fruto da dinâmica existente nas coletividades sediadas na freguesia e que em muito contribuem para a sua vitalidade. No plano económico Vila Boa do Bispo possui valiosas massas graníticas passíveis de ser exploradas e transformadas, incorporando uma das cadeias de valor com maior expressão na região Norte. A exploração de granito é de facto uma das maiores referências económicas da região, configurando-se como central para os rendimentos familiares dos vilaboenses e não só. Além desta atividade, é possível encontrar em Vila Boa do Bispo agentes económicos voltados sobretudo para o consumidor final, designadamente comércio e restauração. Relevante economicamente é também o contributo do setor da construção civil, com um impacto muito grande ao nível do emprego gerado, focando-se sobretudo na construção civil em regiões mais densamente povoadas do território nacional (sobretudo eixo Aveiro – Porto – Braga) e europeu (particular destaque para a emigração para Espanha, França, Suíça, Bélgica e Alemanha). Com potencial considerável mas ainda nos primeiros passos estão os setores do turismo e da agricultura. Tendo os solos muito férteis, a acessibilidade de água, as paisagens e o património milenar como substrato, estes setores têm vindo a ganhar protagonismo quer através do alojamento local e organização de eventos no caso do turismo quer na cultura de pequenos frutos, vinha e kiwi no caso da agricultura.

Descubra o lado natural

Contactos úteis - Enjoy Douro

Enjoy Douro é uma empresa de animação turística que se dedica a mostra o que melhor que a nossa região tem para oferecer, com especial foco nas atividades ao ar livre e na natureza: stand up paddle, river trekking, rafting e caminhadas. Mas também visitas culturais, em que a gastronomia e provas dos nossos vinhos não podem faltar. Nasceu em 2016, e em 2018 foi já galardoada com a distinção empresa de excelência pelo Tripadvisor, o maior site de viagens do mundo. 

 

Facebook

Como chegar?

A Freguesia de Vila Boa do Bispo é bem servida em termos de acessibilidades, tem uma boa rede viária de estradas nacionais, regionais e municipais, com uma saída direta da A4 (A4 – Porto – Amarante, que atravessa a parte Norte do Concelho). O caminho-de-ferro serve o Concelho pela linha do Douro. Existem 2 estações de caminho-de-ferro, a da Livração (caldas de Canaveses) e a do Marco. A Estação do Marco, ao quilómetro 59,9 a partir do Porto, é bastante movimentada e é um importante acesso ao centro da cidade.

Autoestrada

Via Porto – Por autoestrada, usando a A4, após Penafiel vira na saída de Marco de Canaveses. Desde a portagem percorre cerca de 18 Km até chegar à Freguesia de Vila Boa do Bispo (Duração de viagem: 50 min)

Via Vila Real – Pela IP4, após Amarante, segue A4 e vira na saída Marco de Canaveses. Desde a portagem percorre cerca de 18 Km até chegar à Freguesia de Vila Boa do Bispo. (Duração de viagem: 55 min)

Estradas Nacionais

Via Porto – Pela marginal do rio Douro (EN 108) segue em direção a Entre-os-Rios, onde vira à direita, atravessando o rio Tâmega na ponte de pedra. Está no concelho de Marco de Canaveses. Segue sempre em direção à Freguesia de Vila Boa do Bispo por mais 9 quilometros. (Duração da viagem: 1 h)

Onde comer

A nossa região e em especial o Marco de Canaveses, o anho assado com arroz de forno ganha especial destaque na oferta gastronómica. Este é, há muitas gerações, um "prato de festa" por excelência. No tempo dos nossos antepassados, sabemos das dificuldades monetárias que se faziam passar por estas terras, terras estas também de barões e baronesas, de patrões e caseiros. Como era habitual, nos dias de festa, os caseiros preparavam o anho assado no forno para que pudessem degustar um belo manjar em família. No final da refeição, como pouco restava do anho, somente arroz, que também era delicioso, os caseiros encontraram uma forma de poder saborear o anho assado, colocando-o por cima da grelha, para que este ficasse a “pingar” os condimentos e o sabor do anho pelo arroz. Sabedores dos bons sabores, podiam degustar assim um arroz saboroso, com sabor a anho assado.

A nossa freguesia apresenta uma oferta gastronómica diferenciada a quem nos procura. Abaixo deixamos alguns contactos para que possa desfrutar em pleno a nossa bela terra.

Foto: Jornal de Noticias

Restaurante Salvador

Morada: Rua Dom António José da Rocha Couto 984, 4625-640 Vila Boa do Bispo

Contacto: 255 072 734

Especialidade: Anho assado com arroz de forno, bacalhau, vitela e posta arouquesa

Restaurante Tomás

Morada: Rua Dom António José da Rocha Couto, 4625-640 Vila Boa do Bispo

Contacto: 255 589 437

Especialidade: Anho assado com arroz de forno, bacalhau e vitela.

Restaurante Nascer do Sol

Morada: Rua Dom António José da Rocha Couto 658, 4625-640 Vila Boa do Bispo

Contacto: 255 589 495

Especialidade: Anho assado com arroz de forno, bacalhau e vitela.

Café Baceira

Morada: Rua Dom António José da Rocha Couto 948, 4625-640 Vila Boa do Bispo

Especialidade: Cafetaria, pregos e snacks rápidos.

Tasquinha da Inês

Morada: Rua Dom António José da Rocha Couto, 4625-640 Vila Boa do Bispo

Especialidade: Petiscos e pratos tradicionais.

Goldstar

Morada: Rua Silva Teles 323, 4625-576 Vila Boa do Bispo

Contacto: 255 589 016

Especialidade: Pizzas, francesinhas, hambúrgueres e sandwiches.

Café da Associação Casa do Povo

Morada: Rua Dom António José da Rocha Couto 640, 4625-640 Vila Boa do Bispo

Contacto: 913 712 706

Especialidade: Cafetaria, pregos, cachorros e snacks rápidos

Marisqueira Tenrais

Morada: Rua Dom António José da Rocha Couto, 4625-634 Vila Boa do Bispo

Contacto: 255 588 649

Especialidade: Marisco, tapas e posta arouquesa.

Café Chaparral

Morada: Rua Dom António José da Rocha Couto 1707. 4625-640 Vila Boa do Bispo

Contacto: 255 588 247

Especialidade: Cafetaria, hambúrgueres, tostas e snacks rápidos.

Café Castanheiro

Morada: Rua Dom António José da Rocha Couto, 4625-640 Vila Boa do Bispo

Especialidade: Cafetaria e snacks rápidos

Onde dormir?

A nossa escola

Centro Escolar de Vila Boa do Bispo

 

Coordenadora - Maria de Fátima Rocha Teixeira

Contacto: 255 589 017

Email: eb1bairral.alpendorada@gmail.com

 

Morada: Rua do Centro Escolar, 136

4625-124 Vila Boa do Bispo, Marco de Canaveses

Facebook

Contactar

Contactos úteis

GNR - Posto Territorial de Alpendorada

Avenida de São João

4575-029 Alpendorada, Várzea e Torrão

Marco de Canaveses

T. 255 619 420 

Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses - Secção de Vila Boa do Bispo

Av. Gago Coutinho, 533 - Apartado 98

4634-909 Freguesia do Marco, M. Canaveses

T. 255 589 300 (Urgência - 24h)

Unidade de Saúde Familiar de Bem Viver

Rua da Feira Nova

4625-003 Freguesia de Bem Viver, M. Canaveses

T. 255 589 105

Cruz Vermelha Portuguesa - Marco de Canaveses

Rua Quinta do Casal, 179 - Apartado 506

4625-032 Bem Viver, Marco de Canaveses

T. 255 589 490

Câmara Municipal do Marco de Canaveses

Largo Sacadura Cabral

4630-219 Freguesia do Marco, M. Canaveses

T. 255 538 800