top of page
  • Comunicação JFVBB

As nossas instituições

Vila Boa do Bispo é uma freguesia que se diferencia pela sua dinâmica associativa, seja de caráter cultural, social ou desportivo. Por essa razão é de capital importância sublinhar o papel que as nossas coletividades desempenham no quotidiano da nossa localidade.


Está sediada na nossa freguesia a Animarco – Associação dos Amigos dos Animais do Marco de Canaveses. Esta é uma coletividade que serve todo o concelho e que presta um inestimável


serviço público de recolha e promoção da adoção dos animais errantes no município. Todos os anos são centenas de animais que esta coletividade, com o apoio do Município, apoia e faz adotar. Não deixe de visitar o Centro de Recolha Oficial e o Centro de Bem-Estar Animal em Vila Boa do Bispo e contribua para esta causa.


São já largas décadas de estórias que contam a história da Associação Cultural e Desportiva da Casa do Povo de Vila Boa do Bispo (ACD CPVBB), desde os tempos de Centro de Saúde até aos dias mais recentes em que atingiu a glória nacional e internacional em modalidades como Hóquei em Patins e Futsal, albergando ainda a secção de karaté, a secção cultural ABISPA-TE, a secção de BTT DESCOLA, a secção de atletismo e ainda relevantes valências sociais como Gabinete Local de Inserção (acompanhamento ao RSI), Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. É ainda um importante centro de dinâmica cultural através do seu Pavilhão da Cultura.


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses (AHBVMC) conta também com instalações próprias na nossa freguesia, onde funciona a secção de Vila Boa do Bispo. Esta secção está equipada com viaturas, meios técnicos e humanos (profissionais e voluntários) que asseguram um serviço de proximidade, prontidão e altruísmo a todo o baixo concelho de Marco de Canaveses.


A FESTADA – Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Vila Boa do Bispo agrega um Rancho Folclórico federado e de valor e qualidade reconhecidos em todo o país. Desde o cuidado nas roupas à precisão das coreografias e ao respeito pelas tradições, esta coletividade é o garante de que os hábitos, os saberes e as tradições de outrora permanecem vivos e são transmitidos às gerações seguintes.


A Fundação Santo António (FSA) é um importantíssimo polo da dinâmica social e associativa de Vila Boa do Bispo. Esta IPSS é responsável pelo funcionamento de um Equipamento Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) mas o seu raio de ação estende-se a todo o concelho e mesmo à região, sublinhando-se a execução dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) no concelho, a coordenação e implementação do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), as colaborações com Banco Alimentar ou até os inúmeros eventos e atividades abertos a toda a comunidade que dão vida à nossa terra como Vindimas, Festas de Natal, Marchas de Santo António, entre muitos outros.


Por fim relevamos o Futebol Clube Vila Boa do Bispo (FCVBB). Esta associação desportiva é hoje um importante fator de dinâmica e desenvolvimento local, assegurando o acesso à prática desportiva a mais de 120 atletas distribuídos por 7 escalões de formação e 1 equipa sénior. O FCVBB dá vida e alma ao já antigo Campo de Eidinho, ainda dos tempos do Núcleo Desportivo e Recreativo Vilaboense (NDRV), entretanto renovado e equipado com relvado sintético de última geração. Esta coletividade é hoje um importante ator desportivo e social na nossa localidade e o Campo de Eidinho merece uma visita ao fim-de-semana para assistir aos jogos dos diversos escalões.

36 visualizações0 comentário
bottom of page