top of page
  • Foto do escritorJunta de Freguesia de Vila Boa do Bispo

Projeto "YWIS - Youth Work in Schools"

Atualizado: 10 de jan.

Conheça o novo programa de cooperação internacional orientado para crianças e jovens e a educação não formal em que a Junta de Freguesia está envolvida.



Enquanto em muitos países o ensino pré-escolar já incorpora muitos métodos de aprendizagem informal, quando as crianças crescem e entram na escola, são confrontadas apenas com a aprendizagem formal, deixando-lhes pouco espaço para serem criativas e individuais.

 

Esta parceria com a Grécia, Finlândia e Estónia representa uma oportunidade de partilha de competências e conhecimentos.


Este projeto é coordenado pela "South-Eastern Finland University of Applied Sciences Xamk" da Finlândia. Fazem parte desta parceria de cooperação as organizações:

  • Freguesia de Vila Boa do Bispo (Portugal)

  • Universidade de Thessaly (Grécia)

  • Saaremaa Noorsootöö Keskus (Estónia)


Objetivos:


  • Fortalecer o trabalho com a juventude nas escolas.

  • Incorporar as oportunidades de educação informal no sistema de educação formal.

  • Definir o papel e as oportunidades do trabalho com a juventude nas escolas.

  • Reforçar o sentimento de comunidade, apoiando dinâmicas de grupo no dia-a-dia.


O YWIS pretende recolher e desenvolver boas-práticas de orientação no trabalho com a juventude nas escolas em 4 temas específicos


  1. Desenvolvimento Sustentável

  2. Educação para a Democracia

  3. Qualidade de Vida e Bem-Estar

  4. Reforço do Sentimento de Comunidade


Implementação:


O YWIS consiste em quatro pacotes de trabalho: Gestão de projeto, Melhores práticas de redes locais, Misturar e testar as melhores práticas e Organização de atividades de aprendizagem e ensino.


No contexto do projeto vamos organizar e participar em encontros transnacionais, workshops e formações e publicar materiais e análises sobre trabalho com jovens nas escolas para uso internacional. Além disso, cada parceiro estabelecerá uma colaboração local e divulga os resultados por meio das redes nacionais existentes.



Acompanhe o projeto:






O apoio da Comissão Europeia para a produção desta publicação não constitui um aval do conteúdo, que reflete apenas as opiniões dos autores, não podendo a Comissão ser responsabilizada por qualquer utilização que venha a ser feita da informação nela contida.

28 visualizações0 comentário
bottom of page