top of page
  • Foto do escritorJunta de Freguesia de Vila Boa do Bispo

Projeto "Languages of Welcome"

Fique a conhecer o novo projeto orientado para a partilha de metodologias baseadas em diferentes linguages artísticas.


Foi aprovado, em Itália, o projeto Erasmus+ KA210 "Languages of Welcome", em Português "Línguas de Acolhimento".


Este projeto é coordenado pela organização "Fondazione Emmanuel - Don Francesco Tarantini per le Migrazioni e il Sud del Mondo", sediada em Itália. Fazem parte desta parceria de cooperação as organizações:

  • Freguesia de Vila Boa do Bispo (Portugal)

  • Glocalmusic (Portugal)

  • Fractals Educación Artística (Espanha)

  • Fundación Samu (Espanha)

  • Roes Cooperativa (Greece)

  • Network for Children's Rights (Greece)



Objetivos:


  • Capacitar jovens profissionais e jovens com antecedentes migratórios de 4 países do Sul da Europa (Grécia, Portugal, Espanha e Itália) para que desenvolvam competências no sector do acolhimento e receção de migrantes e promover processos de integração/inclusão entre jovens locais e jovens com antecedentes migratórios.

  • Fomentar o networking das organizações que trabalham a nível local e europeu para reforçar a transformação social inclusiva das suas comunidades, através do envolvimento de grupos-alvo jovens com menos oportunidades e que ainda não tenham tido acesso ao programa Erasmus+.


O objetivo é promover processos de "osmose sociocultural" a nível local e transnacional, ou seja, a reciprocidade e o intercâmbio, especialmente à luz dos os fluxos migratórios que caracterizam a região mediterrânica.


Atividades:


01. Curso de Formação "Línguas de Acolhimento: artes e ferramentas criativas para a inclusão dos migrantes"

A formação baseia-se na partilha de metodologias artísticas e criativas a partir da troca de práticas positivas de acolhimento entre os parceiros envolvidos de diferentes contextos da área do Mediterrânico.


02. Eventos Locais

Realização de evento local para envolver as comunidades locais de cada parceiro e sensibilizar a comunidade para os tópicos da migração e da inclusão.


03. Reunião Transnacional

Para partilhar a experiência obtida nos eventos locais, participar no curso de formação sobre menores estrangeiros não acompanhados (SAMU) e elaborar o guia metodológico.


Resultado Intelectual:




Toolkit Online “Languages of welcome: traces of interculturality”


Manual operacional com ferramentas participativas e dinâmicas a serem utilizadas para a ativação de processos comunitários interculturais.

Será o resultado de todas as fases do projeto: incluirá as experiências dos eventos locais, bem como os conteúdos surgidos no curso de formação.

O objetivo do guia é sintetizar e devolver à cidadania - em particular aos jovens e aos trabalhadores sociais que trabalham no domínio das migrações e/ou para a construção de comunidades inclusivas - o material surgido durante o projeto.

Especificamente, o guia recolherá metodologias e dinâmicas de actividades de educação informal e não formal úteis ao trabalho com a interculturalidade.






O apoio da Comissão Europeia para a produção desta publicação não constitui um aval do conteúdo, que reflete apenas as opiniões dos autores, não podendo a Comissão ser responsabilizada por qualquer utilização que venha a ser feita da informação nela contida.

10 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page