top of page
  • Foto do escritorJunta de Freguesia de Vila Boa do Bispo

Junta de Freguesia alimentada por energia 100% renovável



Plano #VBBzero propõe-se a atingir a neutralidade carbónica e as ações já se iniciaram


A Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo contratualizou a partir do dia 1 de setembro de 2020 o fornecimento de eletricidade dos edifícios sob a sua responsabilidade a partir de fontes 100% renováveis.

Pese embora não exista ainda certificação em vigor na Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para a origem 100% renovável da energia fornecida, a adesão da Junta de Freguesia à Cooperativa Coopérnico assegura a totalidade da cobertura da energia consumida por energia produzida por fontes renováveis. Esta adesão visou cimentar o compromisso e a ambição da autarquia em atingir a neutralidade carbónica da comunidade que serve no mais breve prazo possível. Com a integração na Coopérnico e o fornecimento da eletricidade do Espaço TEAR e do fontanário de Fafiães através desta cooperativa, a Junta de Freguesia assegura que estes equipamentos integram o universo de uma organização sem fins lucrativos em que todos têm igual poder de decisão e cujo objetivo principal é a produção e comercialização de energia elétrica a partir de fontes 100% renováveis.

Esta decisão reflete as opções tomadas já em junho em Assembleia de Freguesia e em julho em reunião de executivo de integrar a Cooperativa Coopérnico e, assim, contribuir para o desenvolvimento deste projeto de cidadania e sustentabilidade a nível nacional e já referenciado como boa prática europeia e merecedor de prémios nacionais e internacionais.

A Junta de Freguesia encontra-se a delinear os contornos finais da sua estratégia #VBBzero, bem como um conjunto de iniciativas que visam amplificar as suas preocupações ambientais em toda a comunidade, procurando envolver toda a população, instituição e empresas neste esforço que deve ser de todos.

33 visualizações0 comentário
bottom of page