Saltar para o conteúdo

Água de fusão acelera glaciares na Antártida

Investigador com roupa vermelha analisa dados em tablets perto de fenda brilhante no gelo ártico ao pôr do sol.
Neste artigo
  1. Atravessar o gelo
  2. O que está a acontecer na Antártida
  3. Implicações mais amplas do estudo
  4. Algo que ninguém esperava encontrar

A água de fusão que se forma à superfície dos glaciares antárticos está a alcançar a base, lubrificando o gelo contra o leito rochoso e acelerando o seu deslizamento em direção ao oceano.

Este fenómeno, há muito registado na Gronelândia, no Alasca e na Europa, foi agora confirmado diretamente na Antártida pela primeira vez.

A descoberta é relevante porque a Antártida concentra 90% do gelo glaciar do planeta, e o mecanismo agora descrito acelera a chegada desse gelo ao mar.

O estudo foi liderado pelo professor Shin Sugiyama, da Universidade de Hokkaido. A sua equipa perfurou mais de 550 metros no Glaciar Langhovde, na Antártida Oriental, até alcançar o leito.

Os investigadores fizeram descer sensores de pressão e câmaras até à base, registando algo que nenhum satélite consegue observar a partir do espaço.

Atravessar o gelo

O processo começa à superfície. A exposição ao calor gera água de fusão, que se acumula em lagos e charcos no topo do glaciar.

Quando a quantidade de água é suficiente, o seu peso rompe o gelo por baixo - um processo denominado fraturação hidráulica - e abre fraturas e fendas que permitem à água atravessar o glaciar até à sua base.

Ao chegar ao fundo, a água aumenta a pressão na fronteira entre o gelo e o leito, elevando parcialmente o glaciar acima da rocha que normalmente suporta o seu peso. Com menos atrito a mantê-lo no lugar, o gelo desliza mais depressa rumo ao oceano.

“Com um jato de água quente, conseguimos perfurar o glaciar de forma cuidadosa e rápida e medir a pressão da água exatamente na sua base”, explicou Sugiyama.

Os dados obtidos revelaram um resultado marcante.

“Durante um período de fusão intensa à superfície e, novamente, após um raro episódio de chuva em janeiro de 2022, a água de fusão elevou a pressão na base do glaciar até suportar 97% do peso do gelo acima”, afirmou Sugiyama.

“O glaciar elevou-se ligeiramente e, com menos atrito a travá-lo, o seu deslizamento sobre o leito acelerou 10–20%.”

O que está a acontecer na Antártida

Os glaciologistas já tinham documentado amplamente este processo na Gronelândia. Mantinha-se, contudo, a dúvida sobre se o mesmo ocorria na Antártida.

Em parte, isto deve-se ao comportamento distinto dos glaciares antárticos e, em parte, ao facto de obter medições diretas na base de um glaciar com 550 metros não ser uma tarefa rotineira.

Este estudo encerra a discussão: o mecanismo funciona na Antártida.

À medida que as temperaturas à superfície aumentarem na região, a fusão superficial também crescerá, resultando em mais água de fusão, mais fraturação hidráulica, maior lubrificação na base e um movimento mais rápido do gelo em direção ao oceano.

Implicações mais amplas do estudo

“A camada de gelo da Antártida contém 90% do gelo glaciar do mundo. Se derretesse por completo e drenasse para o oceano, o nível do mar subiria cerca de 60 metros”, disse Sugiyama.

“Atualmente, a camada de gelo está, no total, a perder massa porque a quantidade de gelo descarregada no oceano é superior à acumulação de neve no interior. O nosso estudo sugere que a perda de gelo aumentará à medida que a água de fusão crescer num clima em aquecimento, levando cada vez mais gelo para o oceano.”

“Esta situação é particularmente urgente e relevante para as pessoas e sociedades que vivem em zonas de baixa altitude.”

Uma subida de 60 metros do nível do mar não é uma previsão para o curto prazo. Porém, é a direção desta evolução que está realmente em causa nesta investigação.

O estudo confirma que um mecanismo capaz de acelerar a perda de gelo está ativo na maior camada de gelo do mundo e tornar-se-á mais ativo à medida que o clima aquecer.

Algo que ninguém esperava encontrar

As perfurações proporcionaram uma descoberta sem relação com a dinâmica dos glaciares, mas profundamente ligada à estranheza do mundo.

As câmaras baixadas até à base do glaciar registaram vida sob o gelo.

Os investigadores avistaram uma anémona-do-mar e várias esponjas de pedúnculo delicado, agarradas a um rochedo numa camada de água do mar com apenas três metros de espessura.

O ecossistema oculto encontrava-se isolado sob 474 metros de gelo, várias centenas de metros para lá do ponto em que o glaciar deixa de estar em contacto com o fundo marinho.

“Foi muito surpreendente observar criaturas coloridas a viverem as suas vidas num ambiente tão frio, escuro e confinado, revelando um ecossistema escondido sob o gelo”, afirmou Sugiyama.

A descoberta não estava relacionada com a investigação sobre o glaciar, mas revelou um ecossistema até então desconhecido sob quase meio quilómetro de gelo antártico.

Últimos artigos

João Miguel Ferreira da Costa

João Miguel Ferreira da Costa é técnico de desenvolvimento local e investigador dedicado ao património, à história e à dinamização comunitária de Vila Boa do Bispo. Com experiência em administração autárquica e projectos culturais, interessa-se pela valorização do território, pelas tradições locais e pela participação cívica da população.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário