Saltar para o conteúdo

FCAS: Alemanha, França e Espanha adiam decisão sobre o futuro caça de sexta geração

Quatro homens em reunião técnica diante de um jato militar num hangar com bandeiras nacionais ao fundo.
Neste artigo
  1. FCAS: um programa europeu de combate aéreo de nova geração
  2. Indra e Espanha aguardam uma definição do FCAS
  3. Índia, GCAP e possíveis mudanças de alianças

A Alemanha, França, Espanha e o futuro caça de sexta geração FCAS voltam a estar no centro da incerteza depois de um novo adiamento das decisões relativas ao programa europeu. A ausência de entendimento entre Berlim e Paris, juntamente com as divergências industriais entre a Dassault Aviation e a Airbus, continua a bloquear um projecto fundamental para a defesa europeia. Espanha, através da Indra, aguarda uma definição que terá impacto nos investimentos, nas capacidades tecnológicas e no planeamento estratégico.

A conversa realizada na noite de quarta-feira, 18 de março, entre o chanceler alemão Friedrich Merz e o presidente francês Emmanuel Macron, antes da cimeira europeia, era encarada como uma oportunidade decisiva para desbloquear o programa. Contudo, de acordo com fontes do Governo alemão, não foi alcançado um entendimento final e os dois países decidiram adiar a decisão para meados de abril, tendo igualmente acordado “uma última tentativa de mediação entre as indústrias”, conduzida por especialistas.

FCAS: um programa europeu de combate aéreo de nova geração

O Sistema Aéreo de Combate do Futuro (FCAS) foi promovido por França e Alemanha em 2017, com o objectivo de criar um sistema de combate aéreo de nova geração que reúna um caça tripulado, sistemas não tripulados e uma nuvem de combate digital. Espanha aderiu mais tarde à iniciativa e participa através da Indra, num modelo cuja importância ultrapassa a vertente industrial e assume também peso político e estratégico na procura de uma maior soberania europeia em matéria de defesa.

O principal ponto de conflito continua a ser a disputa entre a Dassault Aviation e a Airbus pelo controlo e pela orientação do programa, avaliado em cerca de 100.000 milhões de euros. Segundo a informação disponível, a Dassault pretende uma aeronave mais ajustada às necessidades das Forças Armadas francesas e reivindica soberania sobre componentes essenciais do desenvolvimento. Já a Airbus defende uma configuração diferente, mais próxima das prioridades alemãs, uma divergência que chegou inclusivamente a levar à hipótese de avançar com soluções separadas.

Neste cenário, o director executivo da Dassault, Eric Trappier, admitiu a possibilidade de procurar outros parceiros caso o actual modelo de cooperação não avance. “Encontraremos outros parceiros se for necessário”, declarou recentemente, numa demonstração do grau de tensão que existe no programa. Do lado alemão, surgiu ainda a informação de que Berlim iniciou contactos com a empresa sueca Saab, reforçando a percepção de que estão a ser ponderadas alternativas se o FCAS não conseguir ultrapassar o bloqueio actual.

Indra e Espanha aguardam uma definição do FCAS

Para Espanha, a continuidade do programa é particularmente importante devido ao papel atribuído à Indra como coordenadora nacional e responsável por áreas como a Nuvem de Combate, a arquitectura digital destinada a ligar aeronaves tripuladas, drones e sensores. A empresa espanhola investiu ao longo de anos em competências relacionadas com comando e controlo, radares e guerra electrónica. Além disso, o programa envolve dezenas de empresas do sector e prevê contratos de longo prazo ligados ao desenvolvimento de tecnologias de sexta geração.

Perante a falta de progressos, o Governo espanhol activou medidas de transição para manter as capacidades industriais e tecnológicas enquanto se prolonga a paralisação do programa europeu. Em janeiro, lançou o programa Siagen, adjudicado à Indra por cerca de 540 milhões de euros. Antes disso, aprovou através de decreto-lei um empréstimo de 80 milhões de euros à associação constituída pela Airbus e pela Indra para estudar o chamado “Futuro Sistema Aéreo de Combate Nacional”, uma iniciativa apresentada como apoio temporário caso os atrasos no FCAS se mantenham.

Entretanto, na Alemanha, também aumentaram as informações sobre uma eventual ampliação da frota de caças furtivos F-35 produzidos pela Lockheed Martin. Esta opção poderia reforçar a dependência de Berlim face à tecnologia militar dos Estados Unidos. Fontes citadas pela Reuters indicaram que o Governo alemão avalia a aquisição de mais de 35 aeronaves adicionais, embora um porta-voz oficial o tenha negado, afirmando: “Não há planos nem qualquer decisão”. O Ministério da Defesa, por seu lado, declarou que não existem “planos concretos nem decisões políticas” para uma nova compra.

Índia, GCAP e possíveis mudanças de alianças

A incerteza em redor do FCAS coincide também com movimentos noutros programas de sexta geração e com o interesse demonstrado por intervenientes externos. O Ministério da Defesa da Índia informou a Comissão Permanente de Defesa do seu Parlamento de que está a avaliar a adesão a um dos dois grandes consórcios europeus actualmente em desenvolvimento: o FCAS ou o Programa Aéreo de Combate Global (GCAP).

Retomando uma das passagens do documento que aborda esta matéria: “O Comité foi informado de que dois consórcios estão a trabalhar em aeronaves de sexta geração. Um é um consórcio do Reino Unido, Itália e Japão (NdE: o programa GCAP), e o outro é um consórcio de França, Espanha e Alemanha (NdE: o programa FCAS), estando ambos a desenvolver aeronaves. O Comité foi também informado de que a Força Aérea procurará unir esforços com um dos consórcios e começará de imediato a ponderar um caça de sexta geração, para garantir que não fica para trás na concretização do objectivo de dispor de aeronaves avançadas.”

Por outro lado, a Itália, parceira do GCAP juntamente com o Reino Unido e o Japão, indicou que a Alemanha “poderá provavelmente juntar-se a este projecto no futuro”, segundo afirmou o ministro da Defesa, Guido Crosetto. Neste contexto, o atraso franco-alemão não afecta apenas o calendário do FCAS: abre igualmente espaço para realinhamentos industriais e estratégicos na corrida ao futuro caça de sexta geração.

Neste momento

João Miguel Ferreira da Costa

João Miguel Ferreira da Costa é técnico de desenvolvimento local e investigador dedicado ao património, à história e à dinamização comunitária de Vila Boa do Bispo. Com experiência em administração autárquica e projectos culturais, interessa-se pela valorização do território, pelas tradições locais e pela participação cívica da população.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário