Saltar para o conteúdo

IUC: o aumento inevitável para salvar as contas do Estado

Carro desportivo cinza metálico com linhas aerodinâmicas e faróis LED modernos num ambiente interior elegante.
Neste artigo
  1. Vinte anos de uma reforma fiscal incompleta
  2. O mercado automóvel de 2026 e o ISV
  3. Uma fiscalidade inimiga do ambiente
  4. IUC para salvar as contas do Estado

Passadas as eleições presidenciais, o calendário político deverá retomar o seu curso habitual. Aproxima-se a altura do ano em que a atenção da política nacional se volta, inevitavelmente, para o debate do Orçamento do Estado para 2027.

O IUC poderá novamente estar entre os temas mais discutidos - pelas razões que explicarei adiante. A confirmar-se, será vinte anos depois da última grande reforma da fiscalidade automóvel em Portugal. No próximo ano, o IUC completa precisamente 20 anos.

Vinte anos de uma reforma fiscal incompleta

Vale a pena recordar a mudança: o antigo IA deu lugar ao ISV, que se tornou mais baixo, enquanto o anterior imposto de selo foi substituído pelo IUC, que passou a ser significativamente mais elevado. Para lá das designações, deixou-se de tributar sobretudo a compra do automóvel para passar a tributar a sua propriedade. Adquirir um carro ficou um pouco menos caro, mas mantê-lo tornou-se substancialmente mais dispendioso.

Como tantas vezes acontece em Portugal - embora não considere que sejamos muito diferentes dos restantes países europeus… -, a reforma nunca foi concluída. O plano previa a eliminação gradual do ISV e, respeitando uma lógica de neutralidade fiscal, a transferência dessa receita para o IUC.

Essa passagem de receita nunca se concretizou. Até hoje, mantivemos um modelo híbrido. Pelo caminho, surgiu o episódio de 2023, quando o Governo do Partido Socialista procurou alterar o IUC «à bruta», com as consequências que todos conhecemos.

Sem coordenação de centrais sindicais, partidos políticos ou associações a apoiá-los, os portugueses fizeram ouvir a sua voz nas ruas. O Governo percebeu a mensagem e recuou.

Já em 2026, continua tudo na mesma, mas algo terá inevitavelmente de mudar. A reforma da fiscalidade automóvel não pode ser adiada por muito mais tempo. Sim, talvez esteja a subestimar a capacidade nacional de empurrar os problemas com a barriga…

O mercado automóvel de 2026 e o ISV

A razão é simples: o mercado automóvel de 2023 já não é o de 2026. A cilindrada dos motores está a subir, os automóveis com motores pequenos estão a desaparecer e os preços aumentam de forma descontrolada até patamares incomportáveis. Sem alterações fiscais, as vendas de carros novos aproximam-se de um precipício.

Se a isto acrescentarmos o crescimento das vendas de elétricos - beneficiários de várias vantagens fiscais -, a receita fiscal irá diminuir, algo que o Estado não pode suportar. É precisamente esta realidade que acabará por conduzir a um aumento do IUC. Antes disso, porém, importa enquadrar melhor o tema, porque há mais do que números em causa.

Uma fiscalidade inimiga do ambiente

Portugal continua a ser um dos últimos Estados-membros da UE a basear a sua fiscalidade na cilindrada dos motores: este critério determina 60% do ISV. Na prática, produz-se o pior cenário possível: os automóveis mais poluentes pagam menos imposto, enquanto os mais eficientes são penalizados. Dificilmente poderia ser pior.

Em Portugal, o Renault Clio 1.8 híbrido, o modelo com as menores emissões e os consumos mais baixos de sempre nesta gama, suporta mais 4000 euros(!) de ISV do que a variante 1.2 a gasolina. E há mais. O Toyota mais acessível da gama, o Aygo X, passou também a ser comercializado apenas como híbrido. Como a cilindrada do motor aumentou, terá um agravamento de preço superior a 2000 euros, apesar de as emissões terem baixado 30%.

Também o novo Volkswagen T-Roc, fabricado em Portugal, deixou de ser «bem-vindo» nas estradas nacionais devido à fiscalidade. O motor 1.0 TSI foi aposentado e deu lugar a um 1.5 eTSI. Esta substituição acrescentou mais de 2000 euros ao preço - obrigando a fábrica e o importador a aplicar descontos significativos para que o modelo pudesse ter alguma possibilidade de êxito no país onde é produzido.

Um último caso - caso contrário nunca chegamos ao IUC… - envolve os Mazda3 e CX-30, que passaram a estar disponíveis exclusivamente com a motorização Skyactiv-X de 2,0 litros - a mais potente e mais cara -, porque a versão de acesso passou a incluir um motor de 2,5 litros, que elevaria o preço em mais de 6000 euros. Deixou, por isso, de ser competitivo. Há, portanto, dois fatores a pesar na balança: um ambiental e outro económico.

IUC para salvar as contas do Estado

Tem um automóvel a combustão na garagem? Parabéns: é um supercontribuinte. Paga impostos quando o compra (IVA e ISV), quando circula (IUC e portagens), quando fica parado (estacionamento) e, então, quando abastece nem vale a pena falar (ISP dos combustíveis).

No total, perto de 20% da receita do Estado provém do automóvel. Esta é a razão pela qual ninguém quer mexer neste castelo de cartas, que oscila mas não desaba. Como a despesa pública tem natureza estrutural - depois de aumentada, raramente diminui -, não pode haver falhas na receita.

É perante esta encruzilhada que se encontra o Governo liderado por Luís Montenegro. A ACAP e outras associações do setor têm alertado para o facto de os preços dos automóveis continuarem a subir, enquanto as vendas cairão, caso não seja introduzida qualquer alteração.

Assim, partindo do princípio de que reduzir o ISV é indispensável, onde será encontrada a diferença? Chegámos ao ponto central: o IUC. No fim de contas, as receitas têm de equilibrar-se e o dinheiro terá de vir de algum lugar. E esse lugar são, entenda-se, os bolsos dos contribuintes…

A forma de concretizar esta medida será decisiva. O Governo de então falava num aumento de 25 euros no primeiro ano: “são só dois euros por mês”, afirmou na altura o ministro das Finanças, Fernando Medina. Não assumia compromissos sobre subidas posteriores, mas estas poderiam ser mais expressivas. A incerteza permaneceu, e os portugueses não gostaram.

A verdade é que os orçamentos das famílias portuguesas não são elásticos. Além disso, o carro não é um capricho nem um bem de luxo. Na larga maioria das situações, é um instrumento de trabalho. Num país onde os transportes públicos nem sempre constituem uma solução, possuir carro pode determinar a possibilidade de trabalhar ou a ausência total de emprego.

Por todos estes motivos, salvo se surgir uma alternativa - que não consigo antever -, o IUC terá mesmo de aumentar. De que forma e em que montante? Essa é a questão decisiva. A ACAP defende que a mudança seja “justa e proporcional” à capacidade económica das famílias e das empresas. Tal como ficou claro nas manifestações de grande dimensão em 2023, os portugueses não aceitarão menos do que isso.

Neste momento

João Miguel Ferreira da Costa

João Miguel Ferreira da Costa é técnico de desenvolvimento local e investigador dedicado ao património, à história e à dinamização comunitária de Vila Boa do Bispo. Com experiência em administração autárquica e projectos culturais, interessa-se pela valorização do território, pelas tradições locais e pela participação cívica da população.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário