Saltar para o conteúdo

Estados Unidos e Irão: a guerra que redefine o Médio Oriente

Homens de negócios em reunião a analisar mapa com navios e gráficos, vista para o mar ao fundo.
Neste artigo
  1. A pressão americana e a capacidade de resistência do Irão
  2. Oportunidades falhadas entre Washington e Teerão
  3. Estreito de Ormuz, petróleo e a nova ordem regional

A guerra entre os Estados Unidos e o Irão deixou de caber na categoria de confronto militar. Evoluiu para um mecanismo de reorganização regional, com efeitos que extravasam o campo de batalha e atravessam as estruturas energéticas, diplomáticas e estratégicas do Médio Oriente. O conflito já não é um episódio isolado: tornou-se um processo. E, ao contrário dos episódios, os processos geram realidades que perduram para lá dos seus protagonistas.

A pressão americana e a capacidade de resistência do Irão

A estratégia dos Estados Unidos segue uma lógica conhecida: atacar a base financeira do adversário até que a pressão económica produza consequências políticas internas. Nesse cálculo, o petróleo é o ponto de maior fragilidade. A redução das exportações, a saturação da capacidade de armazenamento, a imposição de cortes na produção e a conversão do desequilíbrio económico em desgaste institucional integram essa abordagem. A teoria é linear, pois assume uma relação directa entre escassez material e vulnerabilidade política. No caso iraniano, porém, a realidade é menos simples.

Essa capacidade de resistência não surgiu por improviso. Foi construída ao longo de décadas em que o país funcionou sob distintos regimes de sanções, bloqueios e isolamento financeiro. O Irão não se limitou a aprender a sobreviver à pressão: criou uma infraestrutura paralela apta a absorvê-la. Petroleiros adaptados para armazenamento flutuante, redes clandestinas de distribuição, descontos selectivos para compradores estratégicos e ajustamentos técnicos na produção formam uma economia de sofrimento altamente sofisticada. O bloqueio condiciona, mas não imobiliza. Essa diferença transforma inteiramente a lógica do confronto.

Quando a pressão externa deixa de provocar um colapso imediato, a análise desloca-se inevitavelmente para dentro do regime. É justamente nesse ponto que as expectativas ocidentais costumam falhar. A arquitectura política iraniana foi concebida para suportar crises longas, liderada de facto por Vahidi ou Ghalibaf. A Guarda Revolucionária funciona simultaneamente como braço militar, eixo económico e instrumento ideológico, enquanto a narrativa da resistência transforma a adversidade em fonte de legitimidade. Em vez de fragmentar o sistema, o cerco externo tende a reforçá-lo. A história indica que regimes submetidos a ameaças existenciais raramente cedem.

O problema, contudo, não está apenas na resiliência iraniana. Está igualmente na forma como os Estados Unidos interpretam o adversário. Desde a crise dos reféns, que humilhou a presidência de Jimmy Carter, Washington passou progressivamente a enquadrar o Irão como um Estado anómalo, imune à lógica convencional da diplomacia e da dissuasão. Esta percepção consolidou-se ao longo de administrações sucessivas. A autossabotagem da presidência de Ronald Reagan, no contexto das ligações entre Teerão e o financiamento dos Contras, contribuiu para fortalecer essa imagem.

Daí resultou uma doutrina implícita: o Irão seria uma excepção histórica, um interveniente excessivamente ideológico para reagir a incentivos normais. Essa premissa nunca foi efectivamente comprovada, apesar da guerra assimétrica. Há, aliás, quem defenda o oposto. Se foi possível estabelecer mecanismos de dissuasão estáveis com a União Soviética, uma potência ideológica e nuclear, porque se considerou impossível aplicar uma racionalidade estratégica semelhante a Teerão? A explicação não reside apenas na natureza autocrática do regime, mas também no enquadramento político que lhe foi imposto. Ao tratar o Irão como um caso civilizacional, e não como um interlocutor, os Estados Unidos estreitaram as margens da sua própria política externa.

Oportunidades falhadas entre Washington e Teerão

Em 1995, abriu-se uma das possibilidades mais evidentes de aproximação entre Washington e Teerão. O acordo entre a Conoco e a Companhia Nacional Iraniana de Petróleo, destinado ao desenvolvimento dos campos na ilha de Sirri, no Golfo Pérsico, poderia ter servido de ponto de partida para um reposicionamento diplomático. Ao impedir esse entendimento, os Estados Unidos recusaram converter uma abertura comercial numa oportunidade estratégica.

Depois dos atentados de 11 de Setembro, surgiram novos canais discretos de cooperação. A convergência era circunscrita, mas bastava para demonstrar que havia espaço para um entendimento funcional quando os interesses coincidiam. Este padrão voltou a manifestar-se durante a ascensão do Estado Islâmico. No terreno, existiu uma convergência operacional indirecta, sem reconhecimento formal, mas suficientemente reveladora de uma janela de oportunidade.

Todos estes episódios evidenciaram que existiam alternativas à confrontação permanente. O problema não foi a falta de oportunidades, mas a incapacidade de as transformar numa estratégia consistente. Os Estados Unidos trataram o sistema iraniano como um bloco monolítico, embora a sua sobrevivência dependa de equilíbrios internos, facções concorrentes e adaptações pragmáticas. Ao ignorarem essa complexidade, produziram diagnósticos errados e políticas instáveis.

A presidência de Barack Obama mostrou que a negociação era viável. O Plano de Acção Conjunto Global não era perfeito, mas demonstrou que mecanismos verificáveis e compromissos graduais podem ter êxito – o Irão reduziu o seu stock de urânio enriquecido para 300 kg e limitou o enriquecimento a 3,67%. A estratégia de “máxima pressão”, retomada por Donald Trump, representou apenas um retorno ao passado. A promessa consistia em obter concessões mais abrangentes. O resultado foi a reactivação do ciclo de escalada, sem qualquer alteração do comportamento iraniano.

Estreito de Ormuz, petróleo e a nova ordem regional

É este endurecimento que volta a colocar o Estreito de Ormuz no centro do tabuleiro. A sua importância decorre da capacidade de converter um conflito regional num problema sistémico. Qualquer perturbação nesse corredor marítimo atinge uma parcela decisiva do fluxo energético mundial. Para Teerão, trata-se de um instrumento de dissuasão; para os seus adversários, de uma vulnerabilidade estrutural. Neste caso, a geografia transforma-se numa ferramenta geopolítica mais determinante do que a própria tecnologia.

A passagem da ameaça para a consequência económica ocorre de forma natural. Os mercados antecipam os riscos antes de estes se concretizarem por inteiro. Cortes de produção no Golfo, receios logísticos e flutuações nas cotações do petróleo repercutem-se nas cadeias de abastecimento, na inflação e nos custos do transporte global. O efeito multiplicador da energia permanece intacto. Quando o seu fluxo é questionado, a perturbação deixa de ser regional e passa a constituir uma variável macroeconómica internacional.

Neste cenário, a arquitectura de coordenação da oferta mundial de crude revela as suas limitações históricas. A OPEP, fundada em 1960 como instrumento de soberania energética e elevada a interveniente central do sistema energético global em 1973, perdeu gradualmente a centralidade de que dispunha. Foi comprimida pela expansão da produção norte-americana e pela ascensão de actores externos capazes de influenciar mais directamente os fluxos globais de crude. A própria estrutura da OPEP+, criada para recuperar alguma capacidade de coordenação, mostrou-se irregular e politicamente frágil, com quotas repetidamente contestadas e uma disciplina interna cada vez mais permeável.

Enquanto Washington procura uma saída do seu próprio labirinto, os intervenientes regionais adaptam-se pragmaticamente. No Golfo, a tendência dominante passou a ser a autonomia estratégica. Países como os Emirados Árabes Unidos afastam-se de estruturas colectivas rígidas e privilegiam agendas nacionais flexíveis. A saída da OPEP deve ser entendida neste contexto: menos como uma ruptura simbólica e mais como um reposicionamento funcional. As alianças tornam-se menos ideológicas e mais transaccionais. O regionalismo, antes disciplinado, dá lugar a equilíbrios móveis.

Quebrar o ciclo do conflito é possível. O caminho passaria por um acordo mínimo: um enquadramento inicial capaz de estabilizar o imediato, criar espaço para negociações de fundo e reduzir os incentivos à escalada. Não seria uma paz definitiva, mas uma arquitectura transitória suficientemente sólida para evitar o regresso da guerra aberta. A experiência mostra que pactos limitados podem gerar as condições necessárias para entendimentos mais amplos. Esse quadro teria de reconhecer o uso pacífico da energia nuclear iraniana, estabelecer limites verificáveis, assegurar mecanismos de inspecção internacional, conter a rede de representantes e redefinir a segurança marítima em Ormuz. O custo político do acordo seria elevado, mas o custo da sua ausência seria maior.

É mais fácil suportar uma crise recorrente do que negociar uma arquitectura de segurança mutuamente desconfortável, sobretudo para Trump. Mas o erro mais grave seria persistir na confusão entre capacidade de intervenção e capacidade de transformação, “Projetos Liberdade” como se fossem soluções reais. O conflito já ultrapassou a dimensão de uma guerra regional. Inaugurou uma fase em que o Médio Oriente deixou de ser apenas um espaço de instabilidade para se afirmar como o laboratório onde se redefinem as relações entre energia, soberania e poder global. E os laboratórios geopolíticos raramente produzem experiências neutras. Produzem precedentes. E os precedentes acabam por moldar a ordem que lhes sucede – seja ela americana ou não.

Neste momento

João Miguel Ferreira da Costa

João Miguel Ferreira da Costa é técnico de desenvolvimento local e investigador dedicado ao património, à história e à dinamização comunitária de Vila Boa do Bispo. Com experiência em administração autárquica e projectos culturais, interessa-se pela valorização do território, pelas tradições locais e pela participação cívica da população.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário