Saltar para o conteúdo

Como funciona o mandato ZEV e o VETS no Reino Unido

Carro elétrico a ser carregado numa estação de carregamento com o sol ao pôr do sol.
Neste artigo
  1. O mandato ZEV e a ideia das coimas
  2. Como funciona o comércio de créditos VETS
  3. ZEV, carrinhas e o equilíbrio do mercado

O mandato ZEV e a ideia das coimas

O mandato ZEV (veículos de emissões nulas) do Reino Unido tem uma reputação injustamente negativa. Muitas pessoas foram levadas a acreditar que, todos os anos, uma parcela cada vez maior dos automóveis novos vendidos tem obrigatoriamente de ser elétrica, enquanto a proporção de veículos com motor de combustão tem de diminuir na mesma medida. No entanto, essa quota - 28 por cento em 2025 - não é, na realidade, obrigatória.

Também existe a ideia generalizada de que os fabricantes têm de pagar uma coima por cada automóvel com motor de combustão que vendam acima da percentagem permitida. Tem-se falado num valor de 15 000 libras.

Na verdade, o sistema não é assim tão simples. Uma componente importante do mandato ZEV é o chamado «regime de comércio de emissões dos veículos». O VETS permite que os fabricantes que matriculam menos ZEV do que o exigido pelo mandato negoceiem créditos com fabricantes que vendem mais.

As orientações do Governo destinadas aos fabricantes ocupam 92 páginas, mas o princípio é direto: se vender menos ZEV do que a percentagem definida pelo seu mandato, um fabricante pode adquirir créditos a outro que venda mais ZEV do que a percentagem que lhe é exigida.

Como funciona o comércio de créditos VETS

Vários fabricantes - grupos empresariais, e não marcas isoladas - afirmaram que a sua política passa por não ultrapassar o respetivo mandato. Temem muito a perceção pública de incumprirem um programa ambiental. Porém, será assim tão grave se não existirem verdadeiras «coimas»? Trata-se de uma operação comercial: têm clientes dispostos a comprar automóveis com motor de combustão em grande número e, por isso, podem repercutir nesses compradores o custo dos créditos.

Como o nome do regime indica, os créditos são uma mercadoria negociável. Se houver uma procura elevada por automóveis adicionais com motor de combustão, o preço de um crédito aumentará, naturalmente. Caso contrário, descerá.

A propósito, as 15 000 libras constituem um limite máximo. É o montante pago ao Governo por um fabricante que, por alguma razão invulgar, decida não participar no comércio de créditos.

Atualmente, o preço negociado é baixo. A maioria dos grupos fabricantes cumpriu o objetivo do mandato no ano passado e, quando tal não aconteceu, puderam «pedir emprestado» ao ano seguinte, caso prevejam exceder o mandato desse ano. Recebem ainda uma margem de compensação se as emissões de CO2 dos seus automóveis de combustão diminuírem de ano para ano. Quando ultrapassam o mandato de um ano, podem acumular créditos para anos posteriores, se anteciparem que virão a precisar deles. Existem exceções - perdão, derrogações - para os pequenos fabricantes. E assim por diante.

ZEV, carrinhas e o equilíbrio do mercado

Os automóveis a célula de combustível também contam como ZEV, embora seja improvável que se tornem comuns durante o período abrangido pelo regime. Há, contudo, um programa semelhante para carrinhas, com percentagens ZEV inferiores, e as carrinhas a hidrogénio poderão surgir em maior número, pois frequentemente operam a partir de depósitos onde seria possível instalar um posto de abastecimento.

Por isso, não estamos a ser obrigados a comprar automóveis novos de emissões nulas. Nem sequer significa que 28 por cento de nós seja obrigado a fazê-lo este ano. Os compradores de automóveis com motor de combustão, partindo do princípio de que sejam muitos, começarão a subsidiar os ZEV. Isso reduzirá o preço dos veículos elétricos, e o mandato será alcançado através do equilíbrio natural do mercado.

Tal como acontece com muitas políticas públicas e sociais, o mandato e o VETS assentam no princípio de que quem polui paga.

Neste momento

João Miguel Ferreira da Costa

João Miguel Ferreira da Costa é técnico de desenvolvimento local e investigador dedicado ao património, à história e à dinamização comunitária de Vila Boa do Bispo. Com experiência em administração autárquica e projectos culturais, interessa-se pela valorização do território, pelas tradições locais e pela participação cívica da população.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário